Nota de Pesar

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/01/11/fotos-mostram-janela-quebrada-em-apartamento-onde-filho-de-jornalista-caiu-em-sp.ghtml

A ABRAEsP, Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas, vem a público expressar profundo pesar com a notícia de mais um acidente fatal proveniente de portas e janelas fora das normas.

Ressalta que os critérios de segurança da norma técnica ABNT NBR 10821 estipula que portas e janelas devem possuir vidro temperado, laminado de segurança ou vidro aramado até a altura de 1,10 m, jamais vidro comum.

Desde 2017 a ABRAEsP luta para que todos os fabricantes de esquadrias e construtores cumpram obrigatoriamente a norma técnica na fabricação e utilização desses produtos e, ao final de 2018, o INMETRO reconhecendo o problema, fez uma análise de impacto regulatório e deliberou que as esquadrias precisam ter uma regulamentação compulsória.

A associação recomenda que as construções realizadas antes da norma estipulada no ano de 2011 sejam revistas e adequadas com a utilização de esquadrias certificadas, para evitar acidentes fatais e declara que se as normas técnicas tivessem sido cumpridas, o acidente do Guarujá não ocorreria. Alerta também para que as novas construções se preocupem em atender plenamente a norma técnica.

Aos consumidores a dica é sempre questionar sobre as portas e janelas que estão sendo utilizadas na obra, consultando se o produto utilizado é certificado. Caso não seja, exija a sua troca imediata.

Esclarece ainda que nos últimos anos foram mais de 300 acidentes graves com portas e janelas fora das normas e agora com 11 mortes.

A Associação se coloca à disposição das autoridades competentes, bem como da imprensa para fornecer as informações corretas sobre segurança do setor e auxiliar nas investigações.

Compartilhe esse post.

Últimas Notícias