CERTIFICAÇÃO / PSQ – O QUE É?

CERTIFICAÇÃO

A Certificação de Produto é a comprovação do cumprimento das regras nacionais e internacionais à produção e comercialização. É o atendimento as normativas técnicas no mercado nacional e internacional.

A Certificação agrega valor ao produto através da qualidade, confiabilidade e credibilidade que lhes são atribuídas.

A Certificação de Produto, também conhecida como Avaliação da Conformidade, é um processo sistematizado, acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto atende a requisitos pré-estabelecidos em normas e regulamentos técnicos, nacionais e internacionais.

CERTIFICAÇÃO DAS ESQUADRIAS

Acidentes graves causados por falhas estruturais, que chegaram a ocasionar mortes, são alguns dos problemas que levaram o INMETRO a conduzir uma Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre esquadrias, portas e janelas, de qualquer natureza (aço, aluminio, pvc, madeira, etc..).

Os dados levantados e analisados pelo Instituto mostraram que de fato há um problema que requer medida regulatória por parte do Órgão. Há registros de não conformidade à norma técnica de esquadrias (ABNT NBR 10821-2:2017), relacionados à segurança e saúde dos usuários. As esquadrias, a partir desta constatação, passaram a integrar o Novo Modelo Regulatório do INMETRO.

A Certificação das esquadrias demonstra sua conformidade com a especificação técnica (normas brasileiras), e os produtos certificados são comercializados com o selo da OCP – Organismo Certificador de Produtos. A marca de avaliação da conformidade apresentada no produto é a forma mais simples de indicar aos consumidores que a porta e janela asseguram a segurança, resistência estrutural, habitabilidade, funcionalidade e durabilidade previstos no ordenamento.

As empresas que buscam a certificação de suas esquadrias estão totalmente comprometidas com a melhoria contínua de seus produtos e serviços em prol dos consumidores.

CERTIFICAÇÃO DE PERFIS PARA ESQUADRIAS

A Certificação de perfis para esquadrias é uma decisão das empresas beneficiadoras, extrusoras ou importadoras que desejam ter um diferencial de qualidade e demonstrar credibilidade de seus produtos e serviços. Os produtos certificados são comercializados com o selo da OCP (Organismo Certificador de Produtos), indicando que os perfis a serem utilizados na montagem da porta e/ou janela asseguram o desempenho quanto a segurança, resistência estrutural e durabilidade previstos pela norma.

As empresas que decidem buscar a certificação de seus perfis para esquadrias estão totalmente comprometidas com a melhoria contínua de seus produtos e serviços em prol dos consumidores.

Programa Setorial da Qualidade (PSQ)

Programa de adesão voluntária, que promove a qualificação das esquadrias de aço e institui ações que possibilitem o combate à não conformidade técnica.

O Programa Setorial da Qualidade de Esquadrias de Aço, reconhecido pelo PBQP-H, têm caráter nacional e único, podendo dele participar qualquer empresa nacional ou estrangeira que atua no segmento, independentemente de ser associado da ABRAEsP ou não.

A ABRAEsP é a Entidade Setorial Nacional Mantenedora do Programa Setorial da Qualidade de Esquadrias de Aço, sendo responsável pela implementação, gerenciamento e manutenção do programa, em razão de representar percentual expressivo da produção nacional das esquadrias de aço.

Empresa Qualificada no PSQ

Empresa participante do PSQ, que fabrica os produtos-alvo em conformidade com a norma técnica ABNT NBR 10.821 e com os critérios de qualificação estabelecidos pelo PSQ, em todas as suas unidades e filiais. As empresas qualificadas no PSQ estão descritas no Relatório Setorial do PSQ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de Pesar

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/01/11/fotos-mostram-janela-quebrada-em-apartamento-onde-filho-de-jornalista-caiu-em-sp.ghtml A ABRAEsP, Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas, vem a público expressar profundo pesar com a notícia de mais um acidente fatal proveniente de portas e

Leia Mais »

ENTRE EM CONTATO COM A ABRAEsP