EM PROCESSO FINAL PARA OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO
Empresas fabricantes de esquadrias que já passaram pelas auditorias de fábrica, coleta de amostras para ensaios e aguardam somente a emissão dos laudos de laboratórios.
As auditorias são realizadas por OCP (Organismo Certificador de Produto) ACREDITADA pelo INMETRO, e os ensaios são realizados em laboratórios que também possuem a acreditação do Órgão.
Nos últimos anos portas e janelas que não atenderam a norma técnica causaram mais de 300 acidentes com consumidores, desses, 11 fatais. Por conta disso o INMETRO, através de trabalho técnico-científico apresentado pela ABRAEsP, destacou a obrigatoriedade da regulamentação desta categoria de produto.
O INMETRO publicará a regulamentação para esquadrias na Portaria específica para a Construção Civil, por ser um produto durável e que apresenta riscos. Sendo regulamentados no que tange aos seguintes fatores: estrutura/quadro, força em folhas ou vidros, funcionamento, vedação, permeabilidade do ar, estanqueidade à água e ruído, o que deve trazer ao consumidor a segurança física e em sua saúde
Como a segurança do consumidor vem sempre em primeiro lugar, os fabricantes indicados já se anteciparam à regulamentação, e estão promovendo, a certificação de seus produtos, reconhecendo assim a importância e valorização dos consumidores.”
As empresas em processo de certificação são:
ALUMASA Alumínio e Plástico – Urussanga/SC
TELANORTE Industrial Ltda. – Teresina/PI
ZEMA Indústria Metalúrgica Ltda. – Goiânia/GO